[Chicago] Next

Chicago é um parque de diversões gustativas, assim como Nova Iorque. Minha vontade era ter passado muito mais tempo na cidade, com dinheiro suficiente pra experimentar várias das casas interessantes que há por lá. Enquanto eu não volto à cidade, fico aqui me divertindo com as memórias que ela me proporcionou. Este post é uma continuação do que escrevi sobre o The Aviary.

Além do Alinea e do The Aviary, Grant Achatz tem o restaurante Next, onde o menu muda de 3 em 3 meses, buscando uma inspiração diferente a cada período, gerando vídeos de divulgação lindíssimos como este: 

Os três endereços têm mais uma coisa em comum, além do chef proprietário: é preciso comprar ingresso com antecedência. É isso mesmo! Você paga tudo o que irá consumir antecipadamente, no momento da reserva. E mais: não tem a mínima idéia do que será servido, apenas comunica suas restrições/alergias alimentares e pronto, sorte lançada. Achou esquisito? No início eu também, mas depois pensei que era uma excelente alternativa para os restaurantes barrarem aqueles aventureiros que fazem reserva e não aparecem, deixando mesas vazias e gente que queria muito ir ao restaurante, em casa. E depois da experiência achei bastante interessante sair sem ter de passar por aquela coisa chata da chegada da conta, verificar se está tudo certo, calcular a gorjeta e tal... Quanto à supresa no menu, fiquei animada. É importante dizer que as opções de bebidas podem ficar em aberto quando do momento da reserva. Foi o que eu resolvi fazer, imaginando que depois dos drinks no bar, nós ficaríamos só numa tacinha de espumante pra acompanhar tudo. Mas, efeito da bebida, meu marido estava se achando rico e resolveu fazer a harmonização básica do cardápio. Isso dobrou o preço do menu

Quando nós fomos lá, o menu se chamava Tapas e se inspirava, claro, na cozinha espanhola. Como eu contei no texto do bar, o Next divide parede com ele e nós tínhamos reserva para os dois. Quando passamos para o restaurante, o atendimento impecável permaneceu, com os garçons e o maitre dandos-nos parabéns pelo aniversário de casamento, informação que eu dei só uma vez pra o garçom do bar. No mais, foi um menu de 9 etapas, cada qual com 2 ou 3 pratos diferentes, o que se traduziu em muita comida, mas que surpreendentemente não pesou no estômago. E olha que nossa reserva era para o último horário da noite! 

 Quando chegamos, a mesa estava com este cartão postal com meu primeiro sobrenome identificando a reserva. 

Quando chegamos, a mesa estava com este cartão postal com meu primeiro sobrenome identificando a reserva. 

 E no centro da mesa já nos esperavam 3 cocas divididas em 2 porções (fatias de  focaccia  com coberturas diversas): Anchovas com azeitonas, tomate com couve-flor e  jamón   ibérico ; cogumelos e cebola.

E no centro da mesa já nos esperavam 3 cocas divididas em 2 porções (fatias de focaccia com coberturas diversas): Anchovas com azeitonas, tomate com couve-flor e jamón ibérico; cogumelos e cebola.

 Mexilhões defumados (na latinha), polvo com beringela no vidro (herança do  El Bulli ).

Mexilhões defumados (na latinha), polvo com beringela no vidro (herança do El Bulli).

 Apesar de tudo estar preto, abaixo é uma barriga de porco espetacularmente derretendo envolvida em molho romesco enegrecido de uma forma que eu não sei qual (acredito que tinha tinta de lula) e um pedaço de pão no mesmo molho, divino também. Assim que o prato chega na mesa, o garçon põe fogo num carvãozinho ao lado, pra dar um quê de churrasco. O nome do prato é  Cerdo y Romesco , que veio acompanhado de:

Apesar de tudo estar preto, abaixo é uma barriga de porco espetacularmente derretendo envolvida em molho romesco enegrecido de uma forma que eu não sei qual (acredito que tinha tinta de lula) e um pedaço de pão no mesmo molho, divino também. Assim que o prato chega na mesa, o garçon põe fogo num carvãozinho ao lado, pra dar um quê de churrasco. O nome do prato é Cerdo y Romesco, que veio acompanhado de:

 Cebolas assadas na Parrilha. Deliciosamente aveludadas e macias, adocicadas na medida certa.

Cebolas assadas na Parrilha. Deliciosamente aveludadas e macias, adocicadas na medida certa.

  Yema de huevo frito : Gema de ovo frita com anchova fresca. 

Yema de huevo frito: Gema de ovo frita com anchova fresca. 

  Brandada crujiente : Brandade de bacalhau líquida, com a pele do peixe pururucada. 

Brandada crujiente: Brandade de bacalhau líquida, com a pele do peixe pururucada. 

 As famosas  Aceitunas de Albert Adriá:  suco extraído de azeitonas esferificado. Uma explosão de sabor na boca.

As famosas Aceitunas de Albert Adriá: suco extraído de azeitonas esferificado. Uma explosão de sabor na boca.

 Fatias de  Jamón Ibérico de Bellota .

Fatias de Jamón Ibérico de Bellota.

 Espárragos y sépia: um prato com aspargos, lula, gema de ovo e farofa de pão. 

Espárragos y sépia: um prato com aspargos, lula, gema de ovo e farofa de pão. 

  Patatas Bravas : como croquetes. 

Patatas Bravas: como croquetes. 

  Chuletón Tortilla:  Omelete espanhola com batatas e costela. Destaque pro ponto da carne!

Chuletón Tortilla: Omelete espanhola com batatas e costela. Destaque pro ponto da carne!

 Esse prato tinha uma apresentação incrível, mas eu achei esquisito.  Gambas con fresas y habas:  camarão com morango e feijão. Quando vi a mesa ao lado recebendo o prato, achei que o camarão fosse feito de sorvete de morango e achei a idéia incrível. Mas não. Era camarão com sorvete de morango. Eu achei muito estranho, a combinação não funcionou pra mim. 

Esse prato tinha uma apresentação incrível, mas eu achei esquisito. Gambas con fresas y habas: camarão com morango e feijão. Quando vi a mesa ao lado recebendo o prato, achei que o camarão fosse feito de sorvete de morango e achei a idéia incrível. Mas não. Era camarão com sorvete de morango. Eu achei muito estranho, a combinação não funcionou pra mim. 

 O camarões vinham acompanhados de uma Oliveira. Nela,  Caramelo de aceite de oliva.  Divertida a apresentação, o sabor era incrível e lembrava um pouco chocolate branco. Mas eu ainda estava impactada com o estranhamento do camarão com morango.

O camarões vinham acompanhados de uma Oliveira. Nela, Caramelo de aceite de oliva. Divertida a apresentação, o sabor era incrível e lembrava um pouco chocolate branco. Mas eu ainda estava impactada com o estranhamento do camarão com morango.

 Chocolate com mirtilos e avelãs...

Chocolate com mirtilos e avelãs...

 servido junto a uma fatia de cheesecake-mais-maravilhosa-da-vida-inteira-do-espaço-sideral. O interior dela era quase líquido, como um petit-gateau, e eu fiquei me perguntando como eles fizeram isso. Jesus!

servido junto a uma fatia de cheesecake-mais-maravilhosa-da-vida-inteira-do-espaço-sideral. O interior dela era quase líquido, como um petit-gateau, e eu fiquei me perguntando como eles fizeram isso. Jesus!

 Pra terminar, leite com café! 

Pra terminar, leite com café! 

Este menu já não está mais em cartaz. Agora eles estão começando a divulgar o Terroir. Eu queria mesmo era morar em Chicago e ir a cada três meses ao Next, só pra provar todos os menus propostos por eles. E, claro, levar todas as minhas visitas lá e provar mais de uma vez cada um, porque de boba eu não tenho nada!