Sô Silvio e Don' Teresa.

Sô Silvio e Don' Teresa.

"Expresso Canela" é uma adaptação de um dito pernambucano para o andar à pé: "- Vou de expresso-canelinha!". O blog recebe esse nome por haver implícito nele o movimento, o caminhar para descobrir os lugares, tornando-se parte da paisagem e das cidades. Ilustra a vida nômade que passei a levar desde meados de 2012, quando saí do Brasil. Além disso, um dos motivos da existência do blog é compartilhar minhas viagens e descobertas. Sair do Brasil fez com que o país e minhas raízes falassem cada vez mais alto dentro de mim. É como se a ausência daquilo que eu conheço fosse um catalisador das memórias e saudades do que vivi e de toda a identidade cultural que nos faz únicos no mundo, muito embora a gente não as enxergue e valorize tanto quando ainda vivemos na antiga Terra de Santa Cruz. 

"Expresso Canela" reúne dois ingredientes que definem muito bem este casal da fotografia, pessoas inspiradoras em minha vida. Café e Canela são ingredientes bem representativos de Sílvio e Teresa, meus avós maternos: ele, uma pessoa viva e cheia de energia, sempre pronto e disposto a novas aventuras; como o café. Ela era doce e alegre, cozinheira de mão cheia perfumando a casa com seus aromas; como a canela. Meu avô era cafeicultor. Minha avó, dona de casa que usava canela em muitos de seus pratos mais famosos... Meu avô sustentou 8 filhos e a esposa com seu trabalho incansável nos cafezais. Minha avó transformou em perfume e memórias seu dom de alimentar tão bem à sua família e a quem mais se apresentasse.

A presença dos dois ingredientes nesta expressão é ainda mais interessante se pensarmos que a busca por eles ajudou a forjar o mundo como conhecemos hoje. E moldaram meu mundo particular, como bases sólidas na minha vida nas pessoas queridas que meus avós foram. Motivo de grandes expedições aos quatro cantos do mundo, estes ingredientes foram muito presentes na minha infância. E com eles no coração, eu vou desbravando os quatro cantos do mundo, em busca de admiração e identidade.