Sô Silvio e Don' Teresa.

Sô Silvio e Don' Teresa.

O nome do blog é uma adaptação de um dito pernambucano para quando se usa o caminhar como meio de transporte: "- Vou de expresso-canelinha!"

O blog recebe esse nome por haver implícito nele o movimento: o caminhar para descobrir os lugares, tornando-nos parte da paisagem e das cidades. Ilustra a vida nômade que passei a levar desde meados de 2012, quando saí do Brasil. Além disso, um dos motivos da existência do blog é compartilhar minhas viagens e descobertas. Sair do Brasil fez com que o país e minhas raízes falassem cada vez mais alto dentro de mim. É como se a ausência daquilo que eu conheço fosse um catalisador das memórias e saudades do que vivi e de toda a identidade cultural que nos faz únicos no mundo.

O nome reúne dois ingredientes que definem muito bem este casal da fotografia, pessoas inspiradoras em minha vida. Café e Canela são ingredientes bem representativos de Sílvio e Teresa, meus avós maternos: ele, uma pessoa viva e cheia de energia, sempre pronto e disposto a novas aventuras; como o café. Ela era doce e alegre, cozinheira de mão cheia, perfumava a casa com seus aromas; como a canela. Meu avô era cafeicultor. Minha avó, dona de casa que usava canela em muitos de seus pratos mais famosos... Meu avô sustentou 8 filhos e a esposa com seu trabalho incansável nos cafezais. Minha avó transformou em perfume e memórias seu dom de alimentar tão bem à sua família e a quem mais se apresentasse. O amor ali transbordava!

A presença dos dois ingredientes nesta expressão é ainda mais interessante se pensarmos que foi a busca por eles que ajudou a forjar o mundo como o conhecemos hoje. Motivo de grandes expedições aos quatro cantos do mundo, estes ingredientes foram muito presentes na minha infância. Eles moldaram meu mundo particular, nas pessoas dos meus avós, tornando-se bases sólidas na minha vida. E com eles no coração, eu vou desbravando os quatro cantos do mundo, em busca de novos sabores e identidade.