Domingo é o dia mundial da preguiça. Dia que antecede às segundas-feiras odiadas pelo Garfield, não poderia ser diferente. E honrando esta vontade de não fazer nada, é claro que optamos por fazer nossas refeições matinais fora de casa neste dia. Rodamos por vários lugares diferentes, bares, restaurantes, cafés... E de todas as opções experimentadas, o Oak Tavern figura no topo da nossa lista para começar o dia.
Tábua com embutidos e picles.
Atrás os Eggs Pork Belly Benedict que meu marido pediu. Em primeiro plano, Shakshuka: ovos assados em molho picante de pimentões e tomate.
Shrimp and Grits de primeira! Feito com bacon caramelizado em Maple Syrup.
The Southern (pronuncia-se "De Sãdarn"): Grits com molho picante de milho, ovos fritos e Maple Syrup Bacon.
Duck Hash: Ovo de pata frito sobre mix de batatas e carne de pato chapeadas até ficarem crocantes, como numa panqueca de batatas, parecido com a Rosti.
French Toast de chocolate com côco. Grande o suficiente pra ser dividido entre 4 pessoas como sobremesa. Vale a pena!
União perfeita entre simpatia da equipe, comida excelente, preços atrativos e o principal: sucos feitos na hora! É impressionante a dificuldade que tem-se de encontrar suco realmente fresco por aqui, muito embora você leia frequentemente a expressão "fresh OJ" nos cardápios. Quando até um restaurante cubano famoso, de nome "El Palacio de los Jugos" se dá ao direito de servir sucos extraídos pela manhã e acondicionados em galões refrigerados durante todo o dia, um brasileiro pode realmente sentir-se frustrado nesta procura. Mas não no Oak Tavern! São poucas opções de sabores, mas os de cenoura com laranja e o de beterraba com laranja são campeões.
Aos sábados e domingos funciona o sistema de brunch, a partir das 11 horas. O cardápio é enxuto, com opções de saladas, sanduíches, pratos à base de ovos (deliciosos!), panquecas, waffles, sobremesas e tábuas de queijos/frios, além das bebidas e drinks. É importante dizer que o atendimento, embora cordial e muito atencioso, é lento. Os pedidos demoram para serem entregues. Mas a seu favor o restaurante oferece um ambiente bastante aconchegante, com salão interno amplo e bem decorado e pátio com mesas ao ar livre que são um convite ao descanso. Jogar conversa fora e entregar-se à contemplação. É um lugar bacana pra ir, fora do circuito turístico, mas próximo (5 minutos de carro) a um dos lugares mais legais de Miami e que poucos visitantes conhecem: Winwood Walls.
Garanto que o passeio não será esquecido tão cedo. Numa viagem onde as compras são sempre o motivo de passagem por Miami, reserve um dia preguiçoso pro Oak Tavern e depois "faça o quilo" caminhando e aproveitando dos painéis de grafitti/artísticos. Se estiver animado, vale uma esticadinha pro cinema. Sua viagem será muito menos enfadonha se você fizer isso. Aliás, creio que se tornará uma surpresa!
Atualização em 29 de maio de 2015: O Oak Tavern fechou as portas. A especulação imobiliária no bairro onde ficava foi a grande responsável por isso. Mas a notícia é de que o fechamento é temporário. Provavelmente o reabrirão em nova localidade ainda este ano. Estamos na torcida!