[Filmoteca] Kings of Pastry

Kings of Pastry mostra a loucura que é participar de uma das certificações mais severas e criteriosas da Gastronomia mundial, o MOF. Este é um título conferido aos aprovados nesta longa e estressante avaliação, cujo nome Meilleur Ouvrier de France significa algo como "Melhor Artesão da França". Trata-se de um título concedido pelo governo francês para os melhores em sua área de atuação, contemplando confeiteiros, estilistas, serralheiros e uma infinidade de outras profissões onde o trabalho manual é decisivo para o atendimento das necessidades do cliente. Os que a conseguem, podem ostentar um colarinho com as cores da França em sua Dolmã. É usado como uma condecoração! 

 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/7/75/Kings_of_Pastry_poster.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/7/75/Kings_of_Pastry_poster.jpg

O filme aborda a luta de vários concorrentes confeiteiros para conseguir o título. O prêmio ocorre de 4 em 4 anos e exige um nível de destreza similar ao de um atleta olímpico. Esculturas em açúcar, em Chocolate, doces feitos em vários tamanhos e formatos... Todos apresentados numa mesa conceito, como se fosse uma coleção de desfile de alta costura. Acompanhamos mais precisamente a trajetória de um chef patissier, americano de Chicago, que possui em sociedade com um Francês, detentor do MOF, uma escola de confeitaria na cidade. 

Vale a pena assistir e ver o nível de excelência que aquelas pessoas atingiram em sua vida profissional e tudo o que elas têm de deixar de lado para conseguir ser um dos melhores. Uma das coisas mais interessantes é ver o sofrimento dos jurados quando algum acidente acontece e um concorrente não consegue a certificação. Vale demais!