[Dia sem carne] Berinjela gratinada.

Há muito tempo que eu queria introduzir um dia sem carne no nosso cardápio alimentar semanal. Apesar de considerar que não seria capaz de deixar de comer carne, eu gosto muito de comida vegetariana. Acho que eu como mais vegetais e folhas verdes que a maioria dos vegetarianos convictos que conheci até agora. De toda forma, este era um assunto espinhoso, porque meu marido é um carnívoro de primeira linha. De vez em quando eu dava uma tapeada e fazia um prato vegetariano, mas ele logo acusava a falta de carne. Por isso, nem arrisquei falar sobre isso. 

Acontece que algumas semanas atrás, resolvi assistir ao filme "Forks over Knives", cuja temática é justamente o abuso no consumo de carne, principalmente as processadas, na dieta do homem moderno. O filme aborda as doenças que podem ser oriundas deste alto consumo e propõe uma mudança radical para o vegetarianismo. Como isto está fora de cogitação, a idéia do Meatless Monday era a alternativa que mais me atendia. Enquanto eu assistia ao filme, meu marido sentou-se no sofá e começou a ver também. Numa determinada hora, pensou alto: "É! A gente come um volume muito grande de carne mesmo." Foi a chance que eu precisava! 

Há 3 semanas temos tido um dia sem carne em nosso cardápio. Não é na segunda e nem é fixo, porque se eu avisar com antecedência, acho que Bruno corre. Na verdade até acho que não, porque os pratos que temos comido até aqui, tanto no almoço, quanto no jantar, têm sido escolhas muito felizes e saborosas, que nos tem sustentado bem ao longo do dia. E esta Berinjela Gratinada do site do Jamie Oliver é uma delas. Eu fiz algumas poucas modificações na receita, por falta de ingredientes ou quantidade menor do que a solicitada. Mas o resultado é delicioso! Como fiz muito, Bruno inventou de comer as sobras com espaguete e achou que funcionou muito bem também. No almoço, servi acompanhado de arroz basmati e salada de folhas verdes. Vamos à receita:

Berinjela Gratinada(serve bem a 4 pessoas, com porções grandes.)

*Adaptada de Jamie Oliver. Para ter acesso à receita original, basta clicar no nome dele dstcado no texto.

 Enquanto o Bruno comeu as sobras com espaguete, eu as comi frias, com salada. Muito gostoso isso!

Enquanto o Bruno comeu as sobras com espaguete, eu as comi frias, com salada. Muito gostoso isso!

3 berinjelas grandes, com a casca, cortadas em rodelas de 0,5 cm de espessura.

azeite de oliva

1 cebola grande, cortada em cubos pequenos ou ralada.

2 dentes de alho grandes, picados finamente.

orégano seco à gosto.

uma pitada de tomilho seco.

250g de tomates pelados amassados.

1/2 colher de sobremesa de extrato de tomate.

250 ml de caldo de legumes.

sal marinho a gosto.

pimenta do reino preta moída na hora a gosto.

um colher de café de vinagre de vinho branco.

uma mão cheia de folhas de manjericão fresco e lavado.

3 mãos cheias de queijo parmesão ralado grosso, na hora de usar.

2 ramos de tomilho fresco e lavado.

Modo de preparo:

  1. Corte todos os ingredientes e separe tudo o que vai precisar, antes de cortar as beringelas. Corte-as em rodelas e aqueça uma frigideira antiaderente. Separe um pouco de azeite de oliva numa tigela pequena e, usando um pincel de cozinha, pincele a face da berinjela que vai entrar em contato com a panela. Você vai precisar fazer isto algumas vezes, porque vai faltar espaço na panela e as fatias precisam ser bem grelhadas. Assim que precisar virar as fatias (quanto estiverem levemente douradas de um lado), pincele o azeite na parte virada pra cima e vire-as. Repita o processo até que todas as fatias estejam grelhadas. Reserve.
  2. Aqueça uma panela média e funda para fazer o molho. Acrescente um pouco de azeite e refogue a cebola com o orégano e o tomilho secos, até que a cebola esteja transparente. Acrescente o alho e refogue até que ele desprenda seu aroma, tomando o cuidado pra não deixar queimar. Acrescente o extrato de tomate e refogue tudo junto por uns 5 minutos, para que o choque térmico reduza a acidez do extrato. Acrescente os tomates amassados e o caldo de legumes e deixe ferver e reduzir até que o molho fique denso, sem líquido escorrendo. Uma vez reduzido o molho, tempere-o com sal e pimenta do reino à gosto, adicione o manjericão e o tomilho e retire do fogo. 

Montagem:

 Arrume as fatias de modo que cubram todo o espaço disponível na travessa. 

Arrume as fatias de modo que cubram todo o espaço disponível na travessa. 

Como uma lasanha, coloque um pouco de molho de tomate ao fundo de uma travessa refratária, suficiente pra não deixar grudar. Faça uma camada de berinjelas, seguidas de uma camada de molho de tomate e uma camada de queijo parmesão ralado. Repita o processo até que acabem as berinjelas e o molho. Finalize com queijo parmesão e leve ao forno aquecido previamente a 180 graus, por aproximadamente 30 minutos. Sirva quente, acompanhado de arroz e salada.