[Bom dia!] Ovo no potinho: construindo uma nova rotina de desjejum.

Depois que nos mudamos, ficamos órfãos de nosso ritual de café da manhã. No more cuscuz, tapioca, pão francês estalando de quentinho com requeijão e presunto. Sem falar nos sucos feitos na hora... :( Bom, o fato é que eu tive de construir uma nova rotina matutina com os ingredientes que encontro aqui. Mas também fiquei pensando que mesmo que encontrasse ingredientes brasileiros, tínhamos que aproveitar para usufruir das novas possibilidades. E como, infelizmente, não me é possível viver de Eggs Benedict todos os dias, tratei de ir testando alternativas.

Esta receita é um desbunde de boa! Simples, mas consome um certo tempo de forno pra ficar pronta. A encontrei num site de receitas, acho que o IG, há bastante tempo. Tentei localizar a receita original, mas não encontrei. Fica o registro. Para acompanhar, basta uma torrada com manteiga, café e pronto. Seu dia já começa mais gostoso!

Ovo no potinho

rendimento: 1 porção

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de creme de leite fresco

Champignon fresco, fatiado e salteado em manteiga.

1 fatia de presunto cru

1 ovo

sal e pimenta à gosto

água quente para banho maria

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 180oC. Em um ramekin/ refratário individual, coloque o azeite e unte-a, virando o pote para os lados. Adicione o creme de leite. Forre a lateral do refratário com o presunto cru. Quebre o ovo dentro*. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto, regue a gema com um fio de azeite e dobre as bordas do presunto sobre o ovo. Leve ao forno, em banho-maria**, por aproximadamente 15 minutos (vai depender do seu forno, o meu é elétrico e muito potente. Depende, também, da quantidade de ovos que você fizer ao mesmo tempo. De todo modo, muito provavelmente você precisará adicionar mais tempo. Faça isso de 5 em 5 minutos pra não correr o risco de cozinhar demais o ovo e ele ficar duro). Assim que a clara estiver inteiramente cozida e a gema estiver cremosa, estará pronto! Você pode verificar o ponto batendo a mão na porta do forno pra ver se o ovo balança dentro da forma ou se está firme. Mas o mais certo é que você vá ajustando o tempo de forno a seu gosto, à medida que repete a receita.  

*melhor quebrar o ovo num pote separado, pra verificar se está bom. 

**Ferva água suficiente para encher a forma na qual você colocará os potinhos com os ovos. Tome cuidado para não derramar água dentro deles. O volume ideal é metade da altura da forma externa. Mais do que isso, vai te atrapalhar na hora de retirar a forma do forno.

É uma receita versátil e você pode acrescentar outros ingredientes. Eu gosto muito de colocar champignons salteados na manteiga. Adiciono-os logo depois do creme de leite, antes dos ovos. Fica muito gostoso! Colocar queijo brie no lugar do creme de leite também funciona bem. Outra possibilidade é servir acompanhado de aspargos cozidos em água salgada. Se a gema estiver mais pra molinha então, hummm... Ah! Azeite ou sal de trufas pra finalizar fica um luxo.