[Livro] Kitchen Confidencial, do Anthony Bourdain

Esse livro fez Anthony Bourdain famoso, para o bem e para o mal. Houve muita controvérsia quando de seu lançamento e a vida do autor nunca mais foi a mesma. 

 Fonte: https://sanddollaradventures.files.wordpress.com/2010/08/kitchenconfidentialcover.jpg

Fonte: https://sanddollaradventures.files.wordpress.com/2010/08/kitchenconfidentialcover.jpg

O melhor do livro é sua crueza, por assim dizer. A forma como Bourdain aborda o universo dos restaurantes de Nova Iorque pelo lado de dentro da cozinha é o que vale no livro. Li o original em inglês e tive um pouco de dificuldade com alguns termos usados por ele. Nada que o dicionário do Kindle não resolvesse. Esse é um livro que todo interessado em gastronomia profissional deveria ler. Especialmente aqueles que têm vontade de atuar dentro da cozinha de um restaurante. 

O autor fala de uma época onde os chefs ainda não eram as celebridades mundiais que são hoje. E por isso traz um retrato mais fiel do que deverá ser o dia a dia de um novato em uma cozinha profissional. Longe de querer desmotivar aqueles que sonham com a fama e a glória. Mas mesmo aqueles que hoje experimentam a fama nos quatro cantos do mundo tiveram que começar lavando pratos e limpando o chão.